domingo, 11 de março de 2007

Um grande amigo e companheiro...


Gostava hoje de vos falar de "um grande AMIGO" meu. Nasceu há 150 anos e fundou o Movimento escutista há 100. Perguntarão vocês: qual a importância de falar deste movimento? A quem é que isto interessa? Pois então se não estiverem com vontade de ler sobre isto, passem à frente!. Achei interessante falar sobre este assunto, pois 100 anos de história é muito ano, e com certeza que será curioso conhecer alguma coisa sobre este tema. Estima-se que ao longo de um século tenham passado pelas fileiras deste movimento mais de 500 milhões de crianças, jovens e adultos. Actualmente somos 28 milhões de membros espalhados por 216 países do mundo. Segundo Frederico Mayor - Director Geral da UNESCO (1995) o escutismo "constitui uma das maiores redes multiculturais e multiconfessionais para a educação e para a acção dos jovens no desenvolvimento da paz, da tolerância e da solidariedade.Com esta dimensão é com toda a certeza um movimento que de alguma forma nos desperta curiosidade...ou não?
Baden-Powell, ou BP como lhe chamam carinhosamente os escuteiros/escoteiros, era um Lorde inglês, militar de carreira, que no fim da sua vida profissional resolveu dedicar o seu tempo a um movimento de educação de jovens: inicialmente só para rapazes mas dois anos depois também para raparigas. Passo-lhe a palavra. "Um escuteiro genuíno é tido pelos outros rapazes e pelos adultos por pessoa em quem se pode confiar, pessoa que não deixará de cumprir o seu dever...pessoa que se mostra alegre e bem disposta, por maiores que sejam as dificuldades que se lhe deparam".
Na sua última mensagem, escrita algum tempo antes de morrer com 84 anos, deixou-nos palavras muito sábias:
" Contentai-vos com o que tendes e tirai dele o melhor proveito que puderdes. Vede sempre o lado melhor das coisas e não o pior.
Mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes e, quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível para praticar o bem."
Digam lá se não vale a pena ser fã de BP.

Nenhum comentário: