domingo, 4 de março de 2007

A porra da apatia - I

No outro dia lia um texto num blog que costumo consultar e a opinião da distinta autora do artigo fazia referência à apatia que muitas vezes nos assola. Ora, passados alguns dias vejo-me confrontado com uma situação que revela, para além de apatia, amorfismo, negligência, lassidão e abstenção...acrescento: FALTA DE CIDADANIA.
A situação que vos trago revela mais uma das características de muitos seres humanos que deambulam por este nosso mundo actualmente, característica essa que me perturba de uma forma avassaladora: a falta de opinião.
Porque é que os jovens de hoje em dia se abstêm de tomar decisões, lutar pelo que defendem, gritar, bater com o punho na mesa e dizerem o que sentem? Por ventura sentirão que tudo está bem. São os comunistas da moda! Agora é giro ser-se contestatário, vestir-se à hippie, fumar-se umas ganzas e dizer que os males do mundo são culpa do sistema. Mas eu pergunto-vos, caros apáticos: que sistema? Que problemas? Lá está: é moda ser-se do contra! E como o país está como está, desculpam-se com isso para não participarem em votações, não darem a sua opinião...porque, dizem, "isso não serve para nada; quem para lá vai é igual ao que já lá esteve"!
Meus caros amorfos: se vocês obtêm tudo com tanta facilidade, por algum motivo é. Não se esqueçam que este país já foi uma ditadura e que, durante esse período ninguém se arriscava a abrir a boca. Ninguém?...engano-me...foi graças a alguém que, há quase 33 anos, conquistámos esse direito.
Meus caros negligentes: é bom que, em vez de irem para a praia neste dia solarengo se lembrem que há locais onde podem dar as vossas opiniões. Locais que servem, também, para vocês se queixarem do bode do sistema. Mas um conselho: leiam um bocadinho, instruam-se, analisem, critiquem...não se resumam à leitura nem aceitem tudo o que está escrito...é com a história, com a análise do passado, que se aprende, realmente, a compreender o mundo.
Meus caros lassos: não sejam moles! Levantem a bunda do vosso sofá e aproveitem a luz do sol para fazerem fotossíntese. Pode ser que assim consigam alguma energia que vos permita deixar de ser mais vegetais do que um repolho!
Meus caros abstencionistas: não vale a pena dizerem que não concordam com o sistema se só o fizerem nos corredores. É nas urnas e/ou em assembleias que isso se faz! É lá que se pode votar algo, apresentar propostas de resolução, discutir ideias e ideais! Não vale a pena dizermos que somos contra o sistema quando nos limitarmos a fazer só isso! AJAM!!!! AJAM, PELO AMOR DE DEUS!!!! AJAM, PORRA!!!! E NÃO ESPEREM QUE A ROUPINHA, QUE O DINHEIRO PARA AS PROPINAS, PARA OS COPOS E PARA O RAIO DAS GANZAS CONTINUE A VIR DO BOLSO DOS PAPÁS...PORQUE (NÃO SEI SE JÁ SE APERCEBERAM) OS PAPÁS, UM DIA DESTES, TAMBÉM VÃO MORRER E DEPOIS É QUE VÃO SER ELAS!!! SE NÃO TIVERES LUTADO PELOS TEUS DIREITOS TALVEZ O SISTEMA TE LIXE...E O PIOR É QUE, NESSA ALTURA, TU NÃO SABES QUEM É O SISTEMA (PORQUE TE ABSTIVESTE DE O CONHECER E COMPREENDER O QUE É QUE ELE ANDAVA A FAZER) E, POR CONSEGUINTE, NÃO VAIS SABER CONTRA QUEM LUTAR!!!!!!!!!!!!

Nas nossas circunstâncias, não lutar é ser-se conivente com o sistema.
Caríssimos apáticos, amorfos, negligentes, lassos e abstencionistas: O SISTEMA SÃO VOCÊS!!!!!!

Espero que o desabafo sirva para alguma coisa.

Gasparzinho

Nenhum comentário: