sexta-feira, 9 de março de 2007

"É Norma!"


Caros amigos, devo dizer que não fui dotada de grande jeito para “bem escrever”, ou antes, para escrever de uma forma bonita!, mesmo assim, ouso partilhar convosco algumas coisas que me inquietaram hoje... e porque acho que, antes de bem escrever, devo ousar e criar, e porque acho que há que ser criativa! (homenageando o meu outro amigo! =p o criativo! (Dário))... aqui vai!...

Hoje vi tanta coisa... umas boas... outras menos boas... e outras mesmo más... mas vi! Não só vi como também observei... e por isso ouso estar aqui a escrever...

Vi pessoas a rir alto...

Vi outras a se acomodar...

Vi crianças a saltar, correr, brincar...

Vi alguém a gritar e a reclamar...

Vi outro alguém a chorar discretamente, mas não o suficientemente discreto para que eu não reparasse...

E vi ainda outro alguém “quase” a abandonar a vida, ou se preferirem...a morrer...

Vi tanta tanta coisa... mas tanta coisa... que me é quase impossível descrever aqui e através de palavras... há coisas que só se sentem! Houve ainda outras coisas que eventualmente não vi... e outras que gostaria de não ter visto... MAS VI!

Como típica portuguesa... vou começar por aquilo que vi e que não gostaria de ter visto! Se bem que se não tivesse visto, não me estaria a questionar... enfim... algumas incongruências do meu pensamento... (ou não!) mas que faz parte...

Ía eu com a minha caríssima amiga Sofia rumo ao “nosso” Hospital São Francisco Xavier... para mais umas horas de observação de relações... quando, e por engano, em Algés, apanhámos a camioneta certa mas com o sentido para Belém, contrário ao que desejávamos... (estão neste momento a pensar, aqueles que me conhecem, nomeadamente o Gasparzinho e “o criativo”:“é normal Cláudia Sofia...tens sentido de orientação quase nulo!”lol)... chegando a Belém (e já nos tendo questionado, pelo caminho, que eventualmente estaríamos erradas..) permanecemos dentro da camioneta enquanto toda a gente saía... o condutor muito prontamente disse: “esta é a ultima paragem!” (aos “berros” do inicio da camioneta, estando nós na ultima filinha). Explicámos ao senhor, que nos tínhamos enganado e que iríamos continuar naquela camioneta para realizarmos o percurso inverso (que eram apenas três paragens!)... ao que o Sr. Motorista responde (e ainda aos “berros” e de lá da frente): “mas as meninas têm que sair e voltar a entrar...”. assim o fizemos pensando nós que a camioneta iria ficar “parada”, a “cumprir horário de espera”... mas NÃO! Lol saímos da camioneta às 15h 39min 16seg e (re) entrámos às 15h 39min 40seg! obviamente que entrámos e esboçámos um sorriso irónico!! Ao que o Sr. Motorista respondeu: “É norma do sistema!! As pessoas têm que sair na última paragem!
...e eu pergunto-me: será que este homem, eventualmente trabalhador há já tantos anos (pelo seu aspecto físico..), se questionou do porquê dessa norma? Lol Será que essa norma faz sentido neste caso em que já tínhamos mostrado o “titulo de transporte” (Gasparzinho, 2007), quando entrámos em Algés, e a camioneta não iria ficar parada a cumprir horário de espera? Pois é... MAS É NORMA!

Meus amigos...”reparem” (Rosa, 2007)... eu faço um apelo à vossa capacidade crítica...não se acomodem à norma... à regra... ao protocolo... aos facilitismos da vida... QUESTIONEM-SE! PENSEM! INDIGNEM-SE! RECLAMEM! MAS NÃO FIQUEM “PARALISADOS”... DETESTO A APATIA E A ACOMODAÇÃO! DESTESTEM TAMBÉM VOCÊS!! E NÃO ME DIGAM, SEM SER BEM FUNDAMENTADO, “É NORMA DO SISTEMA!”... é norma... mas depois arriscam-se a cair na incongruência... ao não cumprirem com a “norma” do código da estrada (como esse Sr. Motorista) ao não parar na passadeira para uma pessoa atravessar! Sr. MOTORISTA...onde é que pára a norma?????SEJA CRÍTICO!! INDAGUE E SEJA FELIZ!

Beijo Cláudia Sofia



2 comentários:

Unknown disse...

O Homem n é "Dr.", não pode ir contra as normas ou arrisca-se a ser reprendido, sancionado e quem sabe despedido. O seu estatuto a isso não o aconselha. Apesar de pensar de que nos devemos sempre questionar em relação ao sentido e significado de certas normas e regras, há pessoas com mais estatuto na vida do que outras e essas podem-se dar a esse LUXO. Um exemplo cómico mas prático é o Dr. House! Ele sim, pode quebrar, rasgar, triturar, desprezar, mastigar e logo em seguida escarrar as regras porque é bom, competente e porque o seu estatuto permite, porque precisam dele constantemente.
Voltando ao motorista, Se ele não tivesse o emprego de motorista seria o quê? se calhar não seria mais nada neste momento da sua vida, ou talvez tivesse um emprego que ainda lhe daria menos condições a si e à sua família, já pensaste nisso? Então pensa, tenta sempre pensar em vários sentidos, pensa por ti e tenta pensar pelos outros, mesmo que aches a(s)ideia(s)errada(s) porque se todos nós fizessemos esse exercício a Terra seria um lugar mais harmonioso para se viver!
Don Della Luce

donalda disse...

Espero que este sentimento contra a norma se mantenha para sempre. Afinal andamos a falar disso há 4 anos!