sábado, 22 de setembro de 2007

Aprender a decidir...algumas respostas inspiradas por uma orquestra sinfónica juvenil.

Já que este blogue experiencia uma época particularmente musical, gostaria de partilhar com os distintos leitores e os meus queridos co-bloguers (ainda que, nos últimos tempos, este espaço ande mais às costas da minha querida Tia Donalda e das minhas, do que às de quaisquer outros) um momento que considero inspirador. Ora vejam:

Leonard Bernstein

WEST SIDE STORY
'Mambo'

La Sinfónica de la Juventud Venezolana Simón Bolívar (Venezuela)
Gustavo Dudamel
Auditório do Festival de Lucerna, 2007


Trata-se, na minha opinião, de uma das melhores orquestras mundiais e é composta por jovens que, num país que muitos apelidam de "terceiro-mundista", nos dão "cartadas" acerca do que é ser-se cultural e civicamente activo.
Sugiro que se implemente, no nosso país, uma política de verdadeira autonomia, isto é, que se abra o leque de opções para que as nossas crianças e os nossos jovens possam escolher e experimentar o máximo de vivências possível. Que possam, desde pequenos, "aprender a decidir" e "aprender a aventurar-se"...porque eu acredito que é na diversidade que nos conhecemos a nós mesmos e que construímos o nosso projecto de vida.
Aquilo que esta orquestra maravilhosa nos mostra é o mesmo que um clube de ciências, um clube de literatura, uma biblioteca gerida por estudantes, uma equipa de basquetebol escolar, um clube de pintura, uma ESCOLA ABERTA AO PÚBLICO (e não uma escola cuja porta só se abre quando o estudante, funcionário ou professor passam o seu cartão por um mecanismo semelhante ao de um cartão de crédito), um grupo de jovens que visita um lar de idosos, um centro de saúde que sai das suas portas e se mostra e convive com as pessoas de quem cuida, a disciplina "área de projecto" que se envolve num projecto de acção de beneficência, as aulas de português dadas na biblioteca municipal, as aulas de ciências da natureza no jardim zoológico, no jardim botânico, um horário escolar preenchido não apenas com as disciplinas que todos nós aprendemos desde há eternidades, mas com as actividades que o estudante escolheu e que GOSTA DE DESENVOLVER, nos fazem compreender...ou seja, que jovens com problemas de adaptação social, jovens com baixo sucesso escolar, com um projecto de vida demasiado dúbio e comprometido, devem, na maior parte das vezes (arrisco afirmá-lo), a um sistema de ensino e um sistema social obsoleto, que não lhes oferece os caminhos que lhes são particularmente adaptados e que, esses sim, lhes garantiriam um futuro feliz e harmonioso.
É preciso tornar a escola num espaço de criação, torná-la empreendedora, fazer com que abrace, verdadeiramente, a comunidade que serve e que a compõe. É preciso que a escola não se afaste da população com que se identifica. Não é seu papel ser uma "ilha" mas sim um ponto de convergência, de união, a partir do qual um povo se manifesta, se renova, cresce e se desenvolve, se alastra. Não é admissível que a escola negligencie o papel que ocupa na construção da identidade dos seus estudantes. Urge que a escola se envolva, se embrenhe, nos problemas na sua comunidade e que esta comunidade (composta por cidadãos que é) exija ocupar o seu lugar nesta caminhada. Cabe à escola instruir e compreender o papel que a instrução tem na educação de todos nós. Cabe-lhe ENSINAR A APRENDER e isso só pode ser feito desafiando a assunção da autonomia de cada um no seu projecto pessoal e comunitário (porque todos nós ocupamos um lugar no mundo).
De realçar que esta foi, talvez, a maior aprendizagem que realizei durante a faculdade e tenho pena tê-lo feito tão tarde...
É curioso, mas de facto, é na diversidade que, quiçá, a nossa sociedade encontrará o caminho para ultrapassar "as crises" de que tantas vezes se queixa.

E para descontrair e voltar a fazer pensar, aqui vai mais um presente musical:


Alberto Ginastera

MALAMBO

La Sinfónica de la Juventud Venezolana Simón Bolívar (Venezuela)
Gustavo Dudamel
Auditório do Festival de Lucerna, 2007

NOTA: Para ficar a conhecer um pouco melhor o PROJECTO SOCIAL que é esta orquestra, leia o texto neste link:

O "sistema" e a história da Orquestra Sinfónica Juvenil Simão Bolívar


Gasparzinho




Um comentário:

Donalda disse...

Obrigada por este presente inesperado!