quarta-feira, 25 de abril de 2007

Hoje é dia de festa.



Hoje é dia de festa...porque celebramos a LIBERDADE. Devemos isso a algumas mulheres e homens ( poucos...mas combativos, persistentes e que acreditaram ), que permitiram que nós pudessemos viver como hoje o fazemos. Para que não se esqueçam estas pessoas aconselho a leitura do livro "POR TEU LIVRE PENSAMENTO. Histórias de 25 ex-presos políticos portugueses" de dois autores nascidos já depois do 25 de Abril. Estes jovens dizem "ao aperceber-me de que a minha geração pouco ou nada sabia sobre o que tinha acontecido durante a ditadura de Salazar comecei a interessar-me, a investigar e decidi que tinha de fazer alguma coisa para guardar o registo dessas pessoas, as memórias...". Para os membros deste blog que lhe queiram dar uma espreitadela, tenho um à disposição.


Ouvi hoje parte dos discursos que os nossos políticos proferiram na Assembleia da República. Fez-me alguma confusão que alguns deputados tivessem preferido falar do que consideram mal no país, em vez de celebrarem um dia tão importante para todos os portugueses (mesmo para aqueles que não gostam deste dia...). Sobretudo tenho pena que não me reveja nas palavras do Presidente. Já não é a primeira vez que este facto acontece, e também não me admira muito que não esteja de acordo com ele, pois estou bastante longe do seu projecto de sociedade. De qualquer maneira deixou-me triste. Será que o Sr. Presidente acha que o futuro se faz sem presente e sobretudo sem passado? Só há este presente e só é possível um outro futuro para os jovens (e não só), porque houve um passado que não se pode esquecer.


Aqui fica a humilde opinião de uma mulher que apesar de nunca ter tido a coragem de lutar activamente contra a ditadura, também nunca a apoiou.

Um comentário:

Gasparzinho disse...

Fica também a minha sugestão de leituras neste 25 de Abril: "Sala 13 e outros contos" de Manuel Tiago (Álvaro Cunhal). Uma obra em três contos, que se lê de uma assentada e onde encontramos, de uma forma muito clara, três exemplos do que era a vida no tempo da ditadura. Uma boa leitura para recordar ou para tomar conhecimento do que é viver sem Liberdade.

Aqui fica um link para uma revisão da obra literária deste magnífico autor, que eu tanto gosto:

http://resistir.info/portugal/alvaro_ficcao.html


P.S.: Um beijinho para si, Donalda, que já não a vejo há muito tempo. Comigo corre tudo bem. Espero que também esteja bem.